<$BlogRSDUrl$>

domingo, outubro 31, 2004

Citação. 

"Quem não se preocupa com o futuro distante condena-se aos incómodos imediatos."

Confúcio (551 a.C. - 479 a.C.); Filósofo chinês.


VRC

sexta-feira, outubro 29, 2004

A Invasão do Iraque!?... 


Esta e outras imagens, poderão ser visualizadas no "sítio" da CAPNIRO.WEB

VRC

quarta-feira, outubro 27, 2004

A TVI navega em "águas turvas" e Pais do Amaral mente!... 

Uma grande maioria dos portugueses já percebeu que o "patrão" da TVI teve necessidade de mentir para dar protecção a este Governo.

É triste que Pais do Amaral tivesse querido fazer dos portugueses "tolos", começando neste caso por considerar, inusitadamente, que Marcelo Rebelo de Sousa poderia encabeçar o "pelotão dos tolos".

Sobretudo, é vergonhoso e muito pouco inteligente, que o Presidente de um orgão de informação, que se quer ver prestigiado, não respeite os mais elementares príncípios de ética profissional e queira, através de "conversas particulares de café", comprometer toda uma equipa de brilhantes profissionais que não se revêem nem na especulação nem na mentira.

Se alguém tentar procurar uma explicação para tão escabroso comportamento, por certo só vai parar, ou a uma comparação com os comportamentos irracionais levados a cabo, por efeito de "simpatia", pelo Governo da República de Pedro Santana Lopes (PSL), ou a uma vontade imparável de, a qualquer custo, conseguir captar "mais-valias de favor" para o seu Grupo Económico, cedidas de uma forma que ainda ninguém ousou explicar!

Seja como fôr hoje sinto-me envergonhado, não por ser português mas por viver numa sociedade de mentira contínua, onde a língua de Camões é constantemente aviltada.

VRC

E que mais acontecerá?! 

Morais Sarmento, Ministro de Presidência, afirmou que a independência da RTP devia ter limitações.

Quererá, decerto, que mesmo sendo aquela televisão um serviço público, não poderá gozar de total liberdade, contrariando o preceito constitucional em que se atribuíu ao Estado o dever de assegurar a liberdade e a independência dos órgãos de comunicação social perante o poder político e o poder económico.

Ao que se está a chegar!

Também o Ministro dos Assuntos Parlamentares, perante a Alta Autoridade para a Comunicação Social fez declarações inacreditáveis, a respeito do que se passou com o afastamento do Professor Marcelo Rebelo de Sousa da TVI.

Falou de uma "cabala" contra o Governo, promovida por aquele Professor e alguns orgãos de comunicação social.

Quer dizer que o referido Ministro não reconheceu sequer que foi incorrecto, faccioso e autoritário quanto às referências que fez relativamente ao programa televisivo, que, por sinal, era o que maior audiência tinha no nosso país.

Gostaria o governante que Marcelo Rebelo de Sousa tivesse contenção quando, sobretudo, se referia a erros ou condutas criticáveis do Governo, como se este, num Estado de Direito, como o nosso, ou melhor, como devia ser o nosso, fosse intocável!

Ao que se está a chegar!

Pouco falta para, de novo, se institucionalizar a censura, que, durante cerca meio século, procurou amarfanhar a alma nacional, proibindo ferozmente a liberdade de expressão.

Imperam neste Governo a arrogância e o autoritarismo, que com o maior à vontade e com despudor, vão desvirtuando o regime democrático, que tanto custou a conquistar!

É, na verdade, frustrante para os verdadeiros democratas o que se está a passar...

E o que dizer quanto às declarações prestadas em Badajoz pelo Provedor Geral da República que, abertamente, se indignou quanto à protecção dos arguidos no processo Casa Pia, só por serem pessoas importantes?

Esqueceu-se aquele magistrado que a investigação em tal processo esteve a cargo do Ministério Público, de que ele é o chefe máximo.

E não teve pejo em, de certa forma, criticar a conduta dos advogados dos arguidos, a quem compete usar de todos os meios ao seu alcance para a defesa dos seus representantes!

Também em Badajoz o Dr. Souto Moura quis, mais uma vez, ter algum protagonismo, de que tanto abusou desde o início de tal processo.

O que mais acontecerá neste país, com o beneplácito dos que detém agora o poder?!

Luís de Melo Biscaia
Advogado e ex-Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional

terça-feira, outubro 26, 2004

A polícia e os estudantes. 

Há dias, quando os estudantes da Universidade de Coimbra se manifestaram contra as propinas, a PSP reprimiu-os com violência, ferindo alguns que tiveram de receber tratamento hospitalar.

Só faltaram as cargas com os cavalos, para podermos lembrar-nos de outros tempos, de má memória!

Porém, as cargas à bastonada e a utilização do gás-pimenta, deixaram marcas em muitos que exprimiam o seu direito à indignação, não só quanto às propinas elevadas, mas também quanto à situação desastrosa no Ensino.

E, por falar no ensino, que dizer da proposta do Primeiro Ministro que quer que os professores, com horários zero, sejam colocados como assessores de Juízes?!

Isto não lembra nem ao diabo, mas lembrou ao Dr. Santana Lopes, que, em cada dia, faz uma tolice!

Sendo licenciado em Direito, como pode ele desejar que um professor, sem nenhuma formação jurídica, tenha possibilidade de assessorar um magistrado? Só se for para levar e trazer processos ao gabinete, ou para escrever o que lhe for ditado!

Que os magistrados precisam de assessores, que os ajudem em actos meramente burocráticos, ou despachos correntes, é um facto. Mas, evidentemente, mesmo esses ajudantes têm de ter uma certa formação jurídica.

Claro que à proposta do Senhor Primeiro Ministro logo reagiram negativamente os sindicatos dos professores e as associações de magistrados!

É que, na verdade, a ideia manifestada pelo Dr. Santana Lopes é absolutamente inviável de concretizar, além de, mais uma vez, se querer menosprezar a dignidade dos professores!

Com que nova ideia surgirá o chefe do Governo?!

Ele é uma caixinha de surpresas, só para que possa estar na ribalta dos "media"!

Uma coisa é certa: este Governo, pelo que já mostrou, quanto a descoordenação, incompetência, arrogância, autoritarismo e insensatez, é uma constante negação do que se espera numa democracia.

Luís de Melo Biscaia
Advogado e ex-Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional

segunda-feira, outubro 25, 2004

Será que no STJ alguém engavetou o acórdão? 

A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), reiterou hoje que desconhece uma sentença ou acórdão judicial sobre a alegada decisão de devolução, por parte dos operadores móveis, do IVA cobrado sobre mensagens escritas (SMS).

A reguladora adverte para a "inexistência de qualquer linha de apoio, que alegadamente tenha sido criada sobre este assunto, nomeadamente em colaboração com o Instituto do Consumidor (IC)", segundo um comunicado da instituição.

A entidade adianta ainda que sobre este assunto nenhum responsável da ANACOM prestou "quaisquer informações, declarações ou comentários a órgãos da comunicação social".

A entidade reguladora divulgou este comunicado depois de ter recebido pedidos de esclarecimento sobre a alegada decisão judicial, que obrigava os operadores a devolver o IVA cobrado sobre os SMS, uma notícia que tem circulado pela Internet.

Aqui, das três uma, ou o Jornal de Notícias (JN) "inventou", ou o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) "engavetou", ou a ANACOM ainda não "acordou"!...

VRC

Paulo Portas "o protector dos pobres"!... 

"O PS das novas fronteiras está preocupado com 48% dos contribuintes que fazem parte dos 10% mais ricos", acusou Paulo Portas na sessão de encerramento da Universidade de Verão da Juventude Popular.

Portas disse que o CDS-PP "está satisfeito com o facto do Orçamento do beneficiar os contribuintes com menos posses" e garantiu que este promove a "equidade fiscal"...

O presidente do CDS-PP garantiu ainda que as reduções de impostos vão ser sentidas no recibo de ordenado dos portugueses: "O debate orçamental vai ganhar-se não apenas no Parlamento mas vai sobretudo ganhar-se na folha de vencimento porque é aí que se vê quanto é que o Estado dá e quanto é que o Estado tira e o Estado tem que se habituar a tirar menos e, para tirar menos, tem que saber gastar melhor».

O demagogo Paulo Portas, que para azar dos portugueses é ministro de Estado, já agora, também nos podia explicar quanto vai gastar na compra dos seus inúteis submarinos e quantos "Bibis do Benfica" inclui nos 80% de portugueses pobres?...

VRC

domingo, outubro 24, 2004

Citação. 

"O importante não é o que suportamos, mas o modo como o suportamos."

Seneca, Lucius Annaeus (c.5 AC - 65 DC); Filósofo romano.

VRC

sábado, outubro 23, 2004

É de telefonar!... 

De acordo com uma notícia veículada pelo Jornal de Notícias (JN), a 10 de Outubro p.p., numa decisão inédita, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as operadoras de telecomunicações móveis teriam de devolver, aos seus clientes, o IVA cobrado sobre as mensagens escritas enviadas para a mesma rede, dado que estas se consideram mensagens internas as quais não estão sujeitas a IVA.

Contactadas a Optimus, a Vodafone e a TMN, todas se escusaram a fazer comentários, mas o JN apurou que o custo das mensagens escritas é em média de 10 cêntimos, o que quer dizer que desses 10 há 2 cêntimos que são de IVA, injustamente cobrado aos clientes e que nem chegou a entrar nos cofres do Estado.

Ora o STJ decidiu que teriam de ser devolvidos todos os valores nos últimos 5 anos, dado que as ilegalidades cometidas antes dessa data já prescreveram.

O Jornal de Notícias apurou ainda perante a Autoridade Nacional de Telecomunicações (ANACOM), que cada cliente deverá receber em média cerca de 100 euros, a creditar no saldo do telefone ou a liquidar por meio de cheque enviado para casa do cliente. A ANACOM referiu que é provável que as operadoras de telecomunicações móveis não tomem a iniciativa de devolver o dinheiro aos clientes, pelo que os lesados deverão reclamar perante as mesmas ou usar a linha de apoio criada pela ANACOM em colaboração com o Instituto de Defesa do Consumidor (IC), das 10 às 17h, telefone 213 242 430 // 933 118 965 - 919 398 377 - 963 034 495.

Depois de tudo isto, será que alguém vai querer ficar de braços cruzados?!

VRC

terça-feira, outubro 19, 2004

As eleições regionais. 

O Partido Socialista obteve bons resultados nas elições do dia 17, nas Regiões Autónomas.

Nos Açores, Carlos César, líder daquele Partido e Presidente do Governo Regional há já 8 anos, viu substancialmente reforçada a maioria que já detinha.

Foi, na verdade, um resultado histórico, quando, dias antes das eleições, a coligação do PSD-CDS/PP acreditava na sua vitória.

Sobretudo, depois de Santana Lopes e Paulo Portas se terem comprometido na campanha elitoral, fazendo, como lhes é habitual, promessas e mais promessas!

Na Madeira, Alberto João Jardim continua a ter a maioria absoluta, embora descendo na percentagem de votos em relação às últimas eleições.

O PS, com Jacinto Serrão, conseguiu um resultado também histórico, com 27,52%.

Com a mais elevada percentagem, o maior número de votos e de mandatos obtidos desde 1976!

Os eleitores madeirenses deram a indicação de que o "reinado" de Jardim já não é tão sólido como era.

O líder socialista Jacinto Serrão tem esperança em que, em 2008, o PS possa substituir o PSD no poder.

José Sócrates, eleito ainda há pouco Secretário Geral do PS, com os excelentes resultados destas eleições regionais regionais, entrou com o "pé direito" nas disputas eleitorais.

Por isso, ele se mostrou muito satisfeito no discurso que fez, revelando também grande confiança no futuro do Partido que, agora, dirige.

Luís de Melo Biscaia
Advogado e ex-Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional

sábado, outubro 16, 2004

O discurso com que já se contava. 

Não podia deixar de ser: o Primeiro Ministro veio à televisão tentar desviar as atenções do facto político da semana anterior, motivado pelo afastamento de Marcelo Rebelo de Sousa da TVI!

E, então, Santana Lopes, além de pintar de côr de rosa a cena política portuguesa, veio fazer promessas: redução do IRS, aumento dos pensões e dos salários na administração pública.

Antes de ser apresentado na Assembleia da República o Orçamento do Estado para 2005, escolheu Santana Lopes a televisão para, a uma hora nobre, claro, anunciar aquelas promessas, entrando em contradição com o que, dias antes, o Ministro das Finanças dissera: que não era possível reduzir os impostos, que as pensões e os salários só poderiam sofrer um limitadíssimo aumento.

Em quem acreditar?!

Mas, o que interessava, na verdade, ao Primeiro Ministro era "abafar" o caso Marcelo Rebelo de Sousa, prometendo aos portugueses benesses, mesmo que, antecipadamente, soubesse que não os poderia concretizar.

Por outro lado, havia que travar a vaga de fundo junto do Presidente da República no sentido de pôr côbro a tanta descoordenação e incompetência revelada, apenas em cerca de três meses, por este Governo.

E o Primeiro Ministro chegou mesmo a deixar um aviso (para não dizer ameaça): poderia ter que rever as suas relações com o Chefe de Estado.

Até quando este vai manter em funções um Governo sem "rei nem roque"?!

Luís de Melo Biscaia
Advogado e ex-Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional

quarta-feira, outubro 13, 2004

Aonde vamos parar?! 

O que aconteceu com Marcelo Rebelo de Sousa foi uma forma disfarçada de censura à liberdade de expressão.

Quando um Ministro dos Assuntos Parlamentares pede a intervenção da Alta Autoridade para a Comunicação Social a propósito de um programa de televisão, em que aquele Professor fazia os seus comentários políticos, com uma audiência de mais de um milhão de portugueses, é claro que quer calar quem, usando de um direito constitucional como é a liberdade de expressão, estava a ser incómodo para o Governo!

Marcelo Rebelo de Sousa, antigo presidente do PSD, Partido a que pertence ainda, várias vezes deputado da Nação e Ministro, e ilustre Professor de Direito, criticou o Governo por algumas das suas acções, como, por exemplo, a concessão da ponte antes do feriado de 5 de Outubro, dizendo que este Executivo estava a fazer pior que os governos de Guterres.

Mas, o certo é que também, em vários programas, criticou a Oposição e outros factos da vida política nacional.

Só que o actual Governo quer ser intocável e não autoriza que alguém lhe pise os "calos"!

A queixinha à Alta Autoridade para a Comunicação logo levou o Presidente da TVI a chamar o comentador, a puxar-lhe as orelhas e a pedir-lhe moderação!

E isto essencialmente porquê?

Porque, segundo se diz, havia negócios a fazer com o Governo, podendo eles serem prejudicados pela sinceridade, desassombro e imparcialidade, como Marcelo Rebelo de Sousa falava...

O Professor não admitiu a "rolha" na boca que lhe queriam impôr e, com grande dignidade, logo anunciou a ruptura com a TVI.

Onde iremos parar neste país e com este Governo, cada vez mais arrogante e autoritário?

Se o que se passou com o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, homem que, desde a primeira hora, foi e é do PSD, se tivesse passado com alguém dos Partidos da Oposição teria prisão ou teria que saír do país?!

O Presidente da República quererá ter ainda mais provas da forma incompetente e até anti-democrática como está a agir este Governo para o demitir?

Quando o antigo Ministro Marques Mendes, do PSD, já censurou o que se passou a respeito de Rebelo de Sousa, e Pacheco Pereira, também figura cimeira do PSD, já revelou a sua repulsa pela iniciativa tomada pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares, que levou ao afastamento daquele Professor da TVI, porque espera o Chefe de Estado, - ele próprio, no discurso do 5 de Outubro, altamente critico quanto à actuação do Governo – para tomar as medidas que se impõem?

Não foi o Dr. Jorge Sampaio que disse, quando aceitou Santana Lopes como Primeiro Ministro, que ficaria vigilante?

Luís de Melo Biscaia
Advogado e ex-Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional

terça-feira, outubro 12, 2004

Soma e segue!... 

Os orgãos de comunicação social têm dado conta de que, em dois meses e meio, o Governo de Santana Lopes já deu "guarida" a mais de mil militantes ou simpatizantes do PSD!

Quem os ouviu falar no tempo dos governos socialistas e quem os vê agora a ultrapassar o número de "boys", colocados em tudo que é lugar, com boas remunerações, é claro!

É uma vergonha, que desacredita quem agora manda neste país!

É que não se escolhem sequer os mais competentes, os mais habilitados para as funções a exercer, o que importa é a sua fidelidade ao Partido a que pertencem...

Até há quem, com enorme atrevimento, "invente" graus académicos que nunca tiveram ou dizem, com despudor, que frequentaram estabelecimentos do ensino superior, quando nunca lá puseram os pés, mas apenas ali se inscreveram!

Está-se, na verdade, numa perfeita crise de princípios e valores, valendo tudo para subir na escala social ou para auferir chorudas remunerações, com base em falsidades.

E se não aparecer quem ponha côbro a isto, a situação permanecerá, com grave desprestígio para o Estado.

Soma e segue é o lema que impera para que seja possível que o PSD tenha nas mãos os lugares de comando!

E o país vai sofrendo...

Luís de Melo Biscaia
Advogado e ex-Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional

segunda-feira, outubro 11, 2004

PSL - o milagreiro "contenental"! 

Alguém vai ter que me explicar este enigma, quando não, ainda penso que entrei em órbita, algures embarcado numa nave espacial de loucos, comandada por PSL-o milagreiro do "contenente"!...

Manuela Ferreira Leite (MFL), quando era ministra, andou-nos sempre a dizer para ter-mos paciência porque o Estado estava de "tanga". Durão Barroso (DB), esse, repetia o discurso e fazia-nos crer que António Guterres tinha gasto "tudo", o que tinha e o que não tinha!

Depois veio o "patrão" Bagão, que aos anteriores costumes disse amén!...

Mas, eis senão quando, vindo do fundo de um "tabu" de fim-de-semana, surge o Prof. Marcelo Santana Lopes (digo Marcelo porque me lembrou o outro: o Marcelo Caetano), para estragar todos os prognósticos e virar o tons do cenário na direcção do cor-de-rosa!

Imaginem!... Isso mesmo.

É que, finalmente, vamos ter aumentos que se vejam na função pública. Ou seja, são uns malvados todos aqueles que diabolizaram os funcinários públicos! Mas, não são só esses!... Também o "patrão" Bagão e outros, não percebem nada disto, porque afinal até vai baixar o IRS.

Fiquei com a ideia de que, se fosse PSL a mandar na produção de petróleo, até o preço do barril tinha que baixar, desse no que desse.

E ainda diz o "ti" Alberto João que no "contenente" não há nada que se "aprovete"!...

VRC

Só agora, Senhor Presidente?! 

O Dr. Jorge Sampaio, no discurso que proferiu na Câmara de Lisboa, no dia 5, fez uma série de críticas à governação.

Bastaram dois meses para que Sua Excelência reconhecesse que o Governo de Santana Lopes está práticamente inactivo, sem reformas concretas e mesmo com uma notória descoordenação na sua política!?

Não era mesmo de prever a quem tem muita experiência política, que o Primeiro Ministro não tem condições para ocupar o lugar, sendo mais dado ao protagonismo balofo, faltando-lhe conhecimentos dos dossiers políticos e até postura de Estado?!

O que continua a agradar-lhe é o aparecimento nas televisões, as promessas precipitadas e não concretizadas, o "show-off", que muitas vezes tem posto em cheque os seus próprios ministros!

O que estava mal, no tempo de Durão Barroso, está a agravar-se e até as instâncias europeias têm censurado isso mesmo.

Mas, o que custa aos verdadeiros democratas é que foi o Presidente da República que aceitou Santana Lopes, pondo-o à frente do Governo.

Há, pois, na muito má governação uma certa "cumplicidade" de Jorge Sampaio, o que não pode deixar de se lamentar.

O discurso do Presidente foi um verdadeiro repositório de criticas, em relação aos vários sectores do Estado, em manifesta crise.

Só que Santana Lopes, com a sua habitual irresponsabilidade, o gabou, não percebendo ou fingindo não o perceber.

Alguns responsáveis do PSD, depois de tal discurso, já temem que venha a haver eleições antecipadas.

Santana Lopes, porém, continua a apostar na falta de coragem de quem as pode promover.

E assim se vai desgovernando este país!

Luís de Melo Biscaia
Advogado e ex-Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional

domingo, outubro 10, 2004

Citação. 

"Three may keep a secret, if two of them are dead."

Benjamin Franklin (1706-1790); físico e político dos EUA.

VRC

sexta-feira, outubro 08, 2004

A Ecologia e o Desenvolvimento Sustentável foram distinguidos com o prémio Nobel da Paz. 

A organização ecologista Greenpeace declarou-se hoje "encantada" pelo facto de, pela primeira vez, o Prémio Nobel da Paz ter sido atribuído a uma ecologista e de ter sido estabelecida uma ligação entre a sustentabilidade ecológica do planeta e a segurança mundial. Por seu lado, a Unesco considera que o prémio foi "muito merecido".

"É a primeira vez que o prémio vai para um ecologista", observou um porta-voz da Greenpeace Internacional, em Amesterdão.

"Estamos encantados que o influente Comité Nobel tenha reconhecido a ligação entre a ameaça da destruição do planeta e a segurança mundial", acrescentou o porta-voz, Michael Townsley.

"É uma declaração muito poderosa à comunidade internacional", felicitou o porta-voz em nome da Greenpeace.

"Wangari Maathai tem passado as últimas décadas da sua vida em perigo e trabalhando em prol do ambiente e dos direitos do Homem, sob um regime de opressão no Quénia", afirmou Townsley. "Os seus esforços e os de todos os que trabalham consigo no Movimento Cinto Verde foram finalmente reconhecidos".

Por seu lado, uma responsável da Unesco, Elizabeth Wangari, estimou hoje que a entrega do Nobel a Wangari Maathai foi "muito merecida".

"Maathai luta há vários anos contra a desflorestação do Quénia e tentando manter os ecossistemas florestais", observou Wangari, que dirige a secção da África Central na Unesco.

VRC

quarta-feira, outubro 06, 2004

O XIV Congresso do Partido Socialista. 

O discurso de José Sócrates, novo líder do Partido Socialista (PS), para além de formalmente bem elaborado e dito com entusiasmo, teve, quanto a nós, pouco conteúdo relativamente a medidas a tomar no futuro.

De novo, praticamente o regresso ao espírito dos Estados Gerais, que agora terá outra designação como espaço aberto à discussão, dos socialistas e de independentes, dos mais importantes problemas da vida política.

A "Esquerda Moderna" por ele defendida não se sabe bem o que será ou que posições concretas irá tomar.

Mas uma coisa é certa: José Sócrates revelou-se um acérrimo opositor à política deste Governo, focando com inteligência e desassombro o que de mau para o país se está a dever à coligação no poder.

Na crítica ao governo de Direita, ao líder socialista não faltará coragem para o combater e derrotar, oportunamente.

O discurso de Jaime Gama foi ao seu estilo, revelando, por vezes, com palavras demasiadamente duras e descorteses, uma censura à moção de Manuel Alegre e à abertura aos partidos de Esquerda.

Desde o início da campanha, os apoiantes de Sócrates parecem ter entendido mal a posição de Manuel Alegre, pois ele nunca falou ou defendeu coligações com esses partidos, mas tão somente um diálogo parlamentar preferencial, se necessário.

Houve sempre da parte das fileiras de Sócrates o propósito inaceitável de um certo "rebaixamento" do candidato a Secretário Geral - Manuel Alegre, quando ele não merecia, nem merece, certos ataques, como grande referência, que é, de democrata e socialista.

No Congresso, não gostámos também do discurso inflamado de Jorge Coelho, que teve igualmente desprimorosas palavras quanto aos partidos de esquerda com assento parlamentar.

Enfim, o Congresso passou com a consagração esperada de José Sócrates.

E só fazemos votos para que ele saiba levar o PS a obter êxitos nas eleições próximas, fomentando para tal a necessária unidade da família socialista.

Luís de Melo Biscaia
Advogado e ex-Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional

A TVI, a "lei da rolha" e os desígnios políticos de PSL. 

O ex-presidente do PSD, Marcelo Rebelo de Sousa (MRS), anunciou hoje a sua saída imediata da TVI, na sequência de uma conversa com o presidente da Media Capital, ocorrida a pedido de Miguel Paes do Amaral (MPA).

"Na sequência de conversa da iniciativa do presidente da Media Capital, MPA, decidi cessar, de imediato, a colaboração na TVI, a qual sempre pude livremente conceber e executar durante quatro anos e meio", disse MRS, que fazia comentários políticos ao domingo no telejornal da TVI desde 13 de Maio de 2000.

Advinhava-se este desenlace! E porquê?

Naturalmente, porque Pedro Santana Lopes (PSL) começou a ser demasiado criticado e, ainda, porque por este caminho o "Quintal das Celebridades", depois do investimento feito, correria o perigo de não passar de um mero passaporte mediático de 3.ª categoria, para acentuar ainda mais a desgraça intelectual do Grupo Média Capital!

Mas, mesmo assim, será que vamos acreditar que foi MPA quem "saneou" MRS?! Quem é que afinal mandou "matar" MRS???

VRC

sexta-feira, outubro 01, 2004

A descoordenação do Governo. 

Até Marcelo Rebelo de Sousa criticava, num dos seus últimos programas na TVI, a desorientação que se tem verificado no actual Governo.

É o Primeiro Ministro a anunciar coisas que não estão sequer estudadas nem são ainda do conhecimento do Conselho de Ministros, vendo-se nos dias seguintes, desmentido, por exemplo, pelo Ministro das Finanças.

É o Ministro do Ambiente a dar conta pública do relatório de quem fez a inspecção à Galp e a pronunciar-se pelo encerramento do terminal de Matozinhos e, logo, o Ministro das Actividades Económicas veio reagir, sentindo-se desautorizado e a chamar a si o respectivo processo.

É a Ministra da Educação a comprometer-se com datas para a apresentação da lista de colocação dos professores, datas que, de início, sabia não poderem ser cumpridas, e o PSD na Assembleia da República a dizer que o ano escolar abriria dentro da normalidade...

Aliás, o próprio Primeiro Ministro reconheceu publicamente que o processo tinha, com efeito, corrido mal!

É Paulo Portas a querer suplantar Santana Lopes no mediatismo, indo demasiadas vezes à televisão com promessas gratuitas.

Da alteração das taxas moderadoras, a pagar pelo utentes dos serviços de saúde, não tinha sequer conhecimento o Ministro da Saúde, que logo pôs reticências quanto a tal assunto!

E tudo isto se passou numa só semana.

Enfim, uma descoordenação completa no Governo, a condizer com a maneira de ser de Santana Lopes, o qual é sempre pródigo anunciando, prometendo e não fazendo!

Só falta o Governo começar a utilizar os grandes cartazes de propaganda, como aconteceu enquanto ele foi Presidente da Câmara de Lisboa!

E onde está a "vigilância" que o Sr. Presidente da Republica disse que faria a este Governo?!

Será que este Governo não deu já mostras de não saber governar seriamente, limitando-se a "blufs" e a não ter a preocupação de pôr sequer em prática uma política coordenada?!

Luís de Melo Biscaia
Advogado e ex-Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional

This page is powered by Blogger. Isn't yours?